Leitura Infantil

Nunca é demasiado cedo para uma boa leitura. Ler para os nossos filhos e ler com os nossos filhos são momentos riquíssimos e que ficam para a vida.

Como sabemos, a leitura e o contato com os livros é fundamental ao longo do nosso percurso de vida. Ler para os mais pequenos, logo desde cedo, traz-lhes bastantes benefícios. Esta leitura diária fortalece conexões face ao desenvolvimento da linguagem e da literacia. Com meses de vida, ler uma história em voz alta ajuda a desenvolver a audição e a reconhecer a voz dos cuidadores, a ouvir vocabulário variado, a desenvolver a atenção, a vinculação com os seus cuidadores e a relaxar.

Contar e recontar histórias, são estratégias de excelência no desenvolvimento da linguagem oral da criança, pois juntamente com a sua vertente lúdica, vão permitir uma articulação de ideias, a comunicação, a expressão do pensamento e naturalmente, um vocabulário mais rico e um discurso mais completo. Outro benefício que as histórias têm no desenvolvimento da criança são a estimulação da sua criatividade, pois permite-lhes enriquecer o seu imaginário tornando-as mais criativas.

A leitura de histórias é uma realidade que deve fazer parte do dia a dia das crianças, quer na escola quer em casa. Dado que em idade Pré-Escolar, a criança ainda não adquiriu a competência da leitura, o seu único recurso será “ler” os livros através das ilustrações que estes possuem. Desta forma, a escolha dos livros infantis deve ser feita com algum rigor, para que a criança consiga compreender e decifrar da melhor forma o que o contador de histórias está a transmitir. É importante ter em conta a faixa etária das crianças, para se conseguir adaptar da melhor forma a história à temática que se pretende abordar.

O envolvimento da escola, mas principalmente da família na promoção da literatura para a infância, é de extrema importância dado que não só motiva as crianças para este tipo de atividade, como se cria um vínculo na relação adulto-criança, enquanto a história está a ser lida/contada. A criação de relações afetivas é sem dúvida outra grande potencialidade na leitura de histórias às crianças.

Neste sentido, podemos considerar então que são vários os benefícios da leitura logo desde cedo. São fatores essenciais no desenvolvimento das crianças, pois estimulam a sua compreensão, imaginação e curiosidade, ampliam o seu vocabulário e fomentam o interesse precoce pela leitura e escrita, aliado ao prazer e rico em conhecimentos.

Boas leituras!

“Ler é envolver-se nas histórias, aprender enquanto brinca, criar novos mundos com infinitas possibilidades.”

Autor desconhecido

Scroll to Top