São Martinho

No dia 11 de novembro comemora-se o São Martinho. É uma época festiva que está associada a castanhas assadas, a jeropiga e a muita diversão.

 

Segundo a lenda, Martinho era um soldado romano. Num dia frio e tempestuoso de outono, Martinho percorria o seu caminho montado a cavalo. Deparou-se com um mendigo que lhe pediu esmola. O pobre homem estava cheio de frio, pois vestia roupas velhas e gastas.

Martinho não tinha dinheiro, mas como era bondoso e conhecido pela sua generosidade, cortou ao meio a capa que vestia e deu a outra metade ao mendigo para se cobrir. Continuou o seu caminho e mais adiante, Martinho encontrou outro mendigo cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade da sua capa, ficando ele completamente desprotegido perante as baixas temperaturas. Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente, como por milagre, o céu abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias.

Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, repetem-se esses dias de calor, a que se passou a chamar “verão de S. Martinho”. 

 

Sugestão de Atividade:

Podemos dar asas à imaginação e largas à criatividade com uma atividade alusiva a esta época do ano.

Quando se comer castanhas em casa, cozidas ou assadas, basta guardar as cascas. Com tintas de cores de outono (castanho, encarnado, amarelo, laranja) juntar cola branca às tintas escolhidas e pintar livremente numa folha de papel. Quando a pintura estiver terminada, basta decorá-la com as cascas das castanhas em cima da tinta com a cola.

Material: Folha de papel, cascas de castanhas (pode juntar-se também cascas de nozes), cola branca, tintas guache e pincéis. 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Boas pinturas e bom São Martinho!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top